domingo, 9 de dezembro de 2007

Seria o acesso a inovações tecnológicas a garantia do desenvolvimento social de um país?

(Esse foi o tema de uma prova do Programa de Avaliação Seriada-PAS, espécie de vestibular seriado de admissão na UnB)
Agora que não tenho linhas limites(odeio isso) e possuo mais liberdade ortográfica e literária, posso desenvolver melhor esse tema:


Após a Revolução Industrial, ficou clara a necessidade denovos recursos tecnológicos para um maior desenvolvimento econômico e em consequência, a melhoria da qualidade de vida da população. Entretanto, a crise do liberalismo econômico provou que o Capitalismo não é suficiente para suprir toda a insuficiência social de uma nação. Isso significa que não basta deter os meios de produção ou ter acesso à eles. É preciso saber manejar esses meios, dominar o conhecimento. E para isso, torna-se fundamental a ação do Estado no relevante à conscientização científica da população. A ignorância de um povo é uma arma cruel em prol de um governo corrupto e manipulador, e a prova disso é a República Velha. Afinal, é bem mais fácil enganar eleitores sem formação, o que eu chamaria de massa popular, do que pessoas bem informadas(É claro que possuem exceções).
O decorrer da História aponta a Educação como um dos principais pré-requisitos para o desenvolvimento social de um país. Se ora é difícil crescer com um governo ladrão(e me perdoem o uso desse termo), ora esse governo é uma consequência indireta da falta de instrução dos cidadãos. Além do mais, isso implica diretamente na qualidade de mão-de-obra e finalmente, no setor de investimentos. Quem é que vai investir em um país com mão-de-obra tão fragilizada?
O Japão, por exemplo, emergiu como potência, após ter investido o Plano Colombo em áreas tecnológicas e científicas, aperfeiçoando a mão-de-obra. Hoje, é um dos países que lideram a frente do Capitalismo global.
Fica claro a responsabilidade do Estado e o tamanho peso que a Educação exerce. Sendo assim, não basta adquirir a tecnologia, é preciso deter conhecimento tecnológico. E como diria o grande ditado, não basta oferecer a vara de pescar, é necessário ensinar como se faz.

Tenham uma ótima semana(fantasmas que lêem esse blog)

3 comentários:

Igor Chacon disse...

buuuuuu

Cynthia disse...

Seu discurso foi incrível. Parabéns!

Anônimo disse...

Muitto chato! Cara!